Os morcegos são mamíferos que ficaram conhecidos nas telas de cinema através de personagens de ficção como os vampiros. Porém, apenas uma pequena parcela deles realmente se alimenta de sangue, a maioria se nutre através de frutas, insetos e seivas de plantas.
O termo “morcego” significa rato cego, mas eles não são totalmente cegos, ao contrário do que muitos pensam, Na verdade, a maioria deles enxerga em preto e branco e, como caçam à noite, desenvolveram uma espécie de sonar, que permite sua locomoção com facilidade no escuro (chama-se ecolocalização).
O fóssil do morcego mais velho encontrado possui cerca de 50 milhões de anos. São animais bem antigos na Terra.
Os Morcegos são considerados pragas quando habitam perímetros urbanos, pois transmitem doenças para os seres humanos, como raiva. Além disso, fungos que causam gravíssimos problemas respiratórios podem desenvolver-se em seus excrementos.
Cada espécie de praga urbana requer conhecimentos específicos de sua biologia, comportamento e nível de infestação para que o protocolo definido para seu controle seja adequado à realidade do cliente, visando obter os resultados esperados.